Frente Periférica por Direitos solicita apuração de irregularidades na eleição dos CPMs em São Paulo
Prezados responsáveis da Casa Civil e Comissão Eleitoral,
No último dia 15 de dezembro de 2024 ocorreram as eleições de Conselho Participativo em toda cidade. Venho através desta carta, relatar diversos acontecimentos que comprometem o processo eleitoral.
Meu nome é _, RG _ , CPF _, sou morador de Itaquera, no endereço Rua _ – CEP _. Em nosso território, observei que além da superlotação no momento da votação, destaco os seguintes pontos:
1- No Descomplica Itaquera, endereço Av. Itaquera, 6735, observamos que as urnas não estavam funcionando no período da manhã. Isso culminou na decisão do Sr. Valmir, responsável pela votação, em coletar os votos manualmente. Entretanto, esta coleta foi inadequada. Os eleitores, eram dirigidos para uma mesa, e preenchiam uma papeleta de votação e assinavam o documento, entretanto, esta papeleta não era colocada em uma urna, e foi relatado, que quando o sistema de internet voltasse, a equipe iria inserir manualmente, cada papeleta de votação no sistema Online. Este procedimento foi totalmente inadequado, pois impediu o sigilo do voto, além, de não ter sido fiscalizado, impedindo a integridade de votos na urna. Este fato ocorreu, desde a abertura da sessão as 9h até aproximadamente 13h.
2- Desorganização das filas. Em ambos os prédios de Itaquera, observou-se uma morosidade grande no processo de votação, demorando entre 2 a 3 horas para o munícipe votar. Observamos, que alguns candidatos circulavam na fila, durante todo o período, supostamente orientando seus eleitores, mas também pedindo voto descaradamente. Além disso, houve algumas situações de “fura filas” de candidatos mais próximos a Subprefeitura, e que os fiscais eleitorais fizeram vista grossa. Este fato, gerou revolta na população, as 12h20 na subprefeitura de Itaquera, fato que não foi devidamente conduzido. Este processo de “fura filas” foi intencional e percebemos claramente, vistas grossas dos fiscais para alguns candidatos. Este fato, chama atenção, uma vez que diversos munícipes desistiam de votar devido as grandes filas, o que não ocorria com os “Fura-filas”.
3- Churrascadas, prêmios e transporte de eleitores. Ouvimos relatos de pessoas na fila, de que alguns candidatos estariam promovendo uma churrascada, transporte para os eleitores, além de prêmios e sorteios de bicicletas e patins. Estes candidatos, também circulavam entre os eleitores na fila, e ressaltavam que após a votação, deveriam se direcionar para a suposta “confraternização” dos apoiadores.
4- Descumprimento do Estatuto do Idoso. Em ambos os prédios (Subprefeitura e Descomplica) não houve o direcionamento para uma fila preferencial de idosos, submetendo as pessoas idosas a longas filas, sem uma distinção, como impõem o estatuto do Idoso.
5- Inserção da votação no sistema. Os fiscais de urna, não se posicionavam de maneira a garantir o sigilo do voto, na realidade, o fiscal se posicionava ao lado do eleitor, e praticamente conferindo quem o munícipe tinha votado, impedindo o sigilo do voto.
6- Falta de pessoal e treinamento. No Descomplica Itaquera claramente havia um despreparo do pessoal envolvido no processo eleitoral, uma vez que não sabiam responder, o que seria feito com os votos processados manualmente, quando o Sr. Valmir, tentava justificar que aqueles votos seriam processados posteriormente.
Diante do exposto, eu como eleitor e candidato me sinto no dever de informar a Comissão Eleitoral dos fatos ocorridos, para devida apuração. Sinto-me lesado e impedido de disputar o processo eleitoral de maneira, equânime com os demais candidatos.
Atenciosamente,
(_)